LETRAS CURSIVAS
Nosso baú de tesouros tem sido recheado com novos saberes. Nossos pequenos estão crescendo e agora estão encarando mais um desafio da etapa da alfabetização: escrever com a letra cursiva.
A escrita em letra cursiva gera uma expectativa muito grande nos pais e nas crianças também, mas por que iniciar o processo de alfabetização pela letra bastão?
Na fase de alfabetização a criança está desenvolvendo a motricidade e a letra do tipo bastão é mais fácil para se adequar neste momento, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras.
Segundo Emília Ferreiro, começar a alfabetização com letra bastão é uma tentativa de respeitar a sequência do desenvolvimento visual e motor da criança.
O traçado simples da letra bastão dá maior liberdade no ato da escrita, ao contrário da letra cursiva que precisa de uma organização maior. O ato de ligar uma letra à outra também dificulta o processo, pois anula a ação de tirar o lápis do papel e investir as forças na próxima letra, o que ordena um esforço motor maior.
Além disso, antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças já possuem contato com as letras de imprensa em jornais, na televisão, em livros, gibis. Elas não conseguem ler, mas ficam na memória visual delas.
Logo, a percepção da letra bastão é mais rápida e fácil do que da letra cursiva. No entanto, é importante trabalhar com a cursiva, assim que a criança se habituar à bastão.
Portanto, ensinar a letra cursiva é um processo que requer cuidado, calma e atenção para não estressar nossos pequeninos que, no início, estranham bastante, portanto, o trabalho deve ser iniciado através do lúdico. O professor deve ensinar cada letra individualmente e ter um olhar cuidadoso para que a criança faça o movimento