Letramentos
Angela B. Kleiman
Fevereiro de 2007.
Projeto Temático Letramento do Professor www.letramento.iel.unicamp.br Este texto foi preparado atendendo solicitação do Departamento Pedagógico da
Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas, para ser usado em curso de extensão sobre Alfabetização e Letramento, a ser oferecido pelo Cefiel (Centro de Formação de Professores do IEL) em abril-maio de 2007.
O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização
Angela B. Kleiman
(UNICAMP)
O letramento tem como objeto de reflexão, de ensino, ou de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Assumir como objetivo o letramento no contexto do ciclo escolar implica adotar na alfabetização uma concepção social da escrita, em contraste com uma concepção tradicional que considera a aprendizagem de leitura e produção textual como a aprendizagem de habilidades individuais. Essa escolha implica, ainda, que a pergunta estruturadora/estruturante do planejamento das aulas seja: “quais os textos significativos para o aluno e para sua comunidade”, em vez de: “qual a seqüência mais adequada de apresentação dos conteúdos (geralmente, as letras para formarem sílabas, as sílabas para formarem palavras e das palavras para formarem frases)”.
Determinar o que seja um texto significativo para a comunidade implica, por sua vez, partir da bagagem cultural diversificada dos alunos, que, antes de entrarem na escola, já são participantes de atividades corriqueiras de grupos sociais que, central ou perifericamente, com diferentes modos de participação
1
O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização
Angela B. Kleiman
Fevereiro de 2007.
(mais ou menos autônomos, mais ou menos diversificados, mais ou menos, prestigiados), já pertencem a uma cultura letrada.
Uma atividade que envolve o uso da língua escrita (um evento de letramento) não se