Letramento
16
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - PROJETO: LETRAMENTO DIVERTIDO
TRABALHO EFETUADO PELA PROFESSORA: DÉBORA CRUZ DOS SANTOS TAVINI.
Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.”(Magda Soares)
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.(Paulo Freire)
Letrar é mais que alfabetizar. É ensinar a ler e escrever dentro de um contexto. É saber interpretar o mundo e o que está em sua volta. A criança compreende o que lê. Participa de práticas sociais de leitura e escrita e entende que essa leitura poderá trazer algo para si. Na pesquisa de especialistas como Magda Soares, Emília Ferreiro, Piaget, Vygotsky entre outros, é comprovada a importância do aluno ser um cidadão que entenda, reflita e que transforme a leitura, a escrita e o mundo que está ao seu redor, tornando-se um cidadão consciente e crítico, e não apenas ser àquele que decodifica sílabas, palavras e que faça reproduções do que foi solicitado. O projeto que pretendo desenvolver nesta Unidade de Ensino buscará ações pedagógicas planejadas de acordo com a realidade, com a necessidade e com o interesse dos alunos, proporcionando aos mesmos, momentos de prazer, alegria e de conhecimento através do lúdico, possibilitando-os a serem agentes críticos e participativos em seu cotidiano.
JUSTIFICATIVA
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.
Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir e participar ativamente da aprendizagem, questionando, dialogando sobre o que está sendo estudado e propondo soluções. Para que isso ocorra, deve-se incentivar a pesquisa, a reflexão e o raciocínio lógico em tarefas de solução de problemas.
Sendo assim, faz-se necessário, o letramento divertido, para estimular através de jogos, cartazes, jornais, brincadeiras, músicas, teatros e outros