Letramento
Frantomé B. Pacheco
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo - frantome@uol.com.br1
Abstract. This work aims to present some considerations on the origins of writing in Ikpeng, the criteria for defining writing units and text production. We also present some considerations on the functions of writing in traditional indigenous languages in contact situations involving Brasilian Portuguese.
Keywords. Ikpeng/Txikão; oral tradition; written word.
Resumo. O trabalho visa apresentar algumas considerações sobre a origem da escrita Ikpeng, sobre os critérios de definição das unidades da escrita e sobre a produção textual na língua. Discutem-se as funções da escrita e da oralidade diante das situações de contato entre os Ikpeng e os não-índios.
Palavras-chave. Ikpeng/Txikão; tradição oral; palavra escrita.
0. Introdução
Pretendemos, neste trabalho, realizar uma reflexão não apenas sobre o processo de criação e desenvolvimento de sistemas de escrita em sociedades de tradição oral, mas sobre o papel da escrita das línguas indígenas na "construção" de um ensino bilíngüe-bicultural, em especial na constituição de um currículo diferenciado para as escolas indígenas, bem como analisar seu papel no fortalecimento identitário do grupo diante do constante contato com os não-índios e suas instituições.
O trabalho está assim dividido: na seção 1, é apresentado um breve histórico do contato dos Ikpeng com os não-índios e suas instituições; na seção 2, as motivações para a criação de um sistema de escrita, quais critérios lingüísticos foram empregados na determinação das unidades da escrita e quais os estágios para a implantação desse sistema; na seção 3, serão apresentadas as funções assumidas pela escrita ao ser largamente usada na escola da aldeia,