TIPOS DE MADEIRA PARA MOVELARIA
OSB, Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas, é um painel estrutural de tiras de madeira 100% proveniente de reflorestamento, orientadas em três camadas perpendiculares, unidas com resina resistentes a intempéries e prensadas sob alta temperatura, o que aumenta sua resistência mecânica, rigidez e estabilidade.
VANTAGENS
Alta resistência físico-mecânica;
Resistente às intempéries;
Maior resistência ao empenamento (boa apresentação visual);
Qualidade consistente e uniforme
Sem problemas de delaminação
Sem vazios internos e nós soltos
Estabilidade de oferta por todo ano
Processo de produção 100% automatizado e rastreável
Espessura calibrada
Versatilidade de usos
Preço competitivo
Ecologicamente mais eficiente (utiliza somente madeira de reflorestamento) Assistência técnica
DESVANTAGENS
- O uso de OSB nos painéis os torna mais pesados e sua movimentação exige uma quantidade maior de pessoas para carregar.
- Tipos de revestimento: normalmente, não recebem acabamento. Por ser rugoso, o OSB aceita somente aplicação de vernizes e tinta. Produtos laminados não aderem bem.
CONCORRENTES
- O produto apresenta resistência superior ao MDF e ao aglomerado quando submetido a ensaios de resistência à ruptura e à elasticidade. Entretanto, esses dois materiais não possuem função estrutural e são indicados principalmente para o uso na indústria moveleira. O seu concorrente direto é o painel compensado que apresenta indicações para os mesmos tipos de uso.
CUSTO
15MM.R$ 68,00
APLICAÇÕES EM MÓVEIS
http://www.lpbrasil.com.br/aplicacoes/outros-usos.asp
COMPENSADO Os painéis são formados de lâminas de madeira sobrepostas e cruzadas, unidas por adesivos e resinas por meio de pressão e calor. Há dois tipos de compensado: o multilaminado, composto apenas de lâminas sobrepostas e cruzadas, e o sarrafeado, que possui essa estrutura nas superfícies, mas tem, no interior, um tapete formado de