Letramento
1. Nas diferentes sociedades e cultura.
A língua escrita, sociedade e cultura estão interligadas, participam de momentos históricos, com as mudanças sociais vem á mudança da língua, escrita e cultura em diferentes épocas e grupos sociais. Com as mudanças, vem melhoria do alfabetismo e leitura nas sociedades e culturas.
2. Fale sobre o alfabetismo.
O alfabetismo é mais do que associar palavras a sons, a criança alfabetizada precisa ler e escrever, e saber interpretar e compreender um texto com o nível de complexidade adequado à sua idade, além de conseguir escrever com a mesma fluência. O processo de aprendizagem da escrita pode acontecer de diferentes maneiras, a criança tem que aprender ter a capacidade de ler, entender e compreender a leitura e a escrita.
O alfabetismo funcional é ter o conhecimento da leitura e da escrita. Podemos relacionar diversas perspectivas: uma histórica, antropológica, sociológica, psicológica, sociolinguística, propriamente linguística, discursiva, textual, literária, educacional e política, que ajudam na multiplicação dês estudos do alfabetismo.
Parte inferior do formulário
Letramento é um termo cada vez mais corrente no Brasil. Mas em que difere de alfabetização? Nesse artigo, a professora Magda Soares defende que, embora sejam conceitos diferentes, letramento e alfabetização são dois processos que devem ser trabalhados simultaneamente na escola.
Primeiramente, a autora explica que esses dois conceitos apresentam diferenças fundamentais, pois estão relacionados com concepções distintas de ensino de língua.
Letramento aparece sempre ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais, que privilegia a visão de língua que usamos a todo instante quando nos comunicamos. Alfabetização está ligada à concepção de escrita como sistema ordenado pelas regras gramaticais, ou mesmo de escrita como código, que é