dilatação linear
Engenharia Civil
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula:
Professor:; Física experimental II
RESUMO
Quando aquecemos um sólido, as suas dimensões aumentam e a esse aumento damos o nome de dilatação. As propriedades físicas podem ser alteradas em função da variação da temperatura aplicada em um corpo, a partir daí iremos aplicar na prática o conhecimento teórico em um experimento físico.
1. INTRODUÇÃO
Dilatação linear dos sólidos consiste no aumento das dimensões do sólidos a medida que sua temperatura varia. Um bom exemplo consiste na ponte Rio-Niterói que tem espaços em varias partes da ponte com o único objetivo, evitar rachaduras ou até o rompimento da ponte por conta de deformações com o grande aumento de temperatura por conta das condições climáticas e também do atrito com pneus de carros que gera um qrande aumento de temperatura.
.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na dilatação linear o comprimento de uma barra aumenta linearmente devido a altas temperaturas, por isso como exemplo os trilhos ferroviários, obtém um espaçamento para evitar deformações. Com isso, nesse experimento nós vamos comprovar esse fato, utilizando três tipos de barras; ferro, cobre e latão, e com elas nós vamos aplicar altas temperaturas para estudar esse fenômeno.
Com a ajuda dos equipamentos cedidos no laboratório, vamos calcular nesse experimento o coeficiente de dilatação linear das três barras seguindo um passo a passo, conforme a fórmula de dilatação linear .
2.1. Fórmulas utilizadas no experimento.
∆L = L0 . α . ∆T (1)
Coeficiente de dilatação linear dos sólidos
∆L = L0 . α . ∆T
L0 = comprimento inicial α =coeficiente de dilatação
∆T = variação da temperatura T0= T1 + T2 (2)