Ciclo Celular e Meiose
O ciclo celular é basicamente o período de vida de uma célula. As células passam a existir no momento em que surgem a partir da divisão de outra, pré-existente, chamada célula mãe ou célula parental. O ciclo termina quando a célula se divide e deixa de existir, gerando duas células filhas.
Compreende dois períodos fundamentais: a intérfase e a divisão celular. A maior parte do ciclo celular decorre na intérfase. A divisão celular é um processo relativamente rápido que ocorre em função das atividades da intérfase. Durante o ciclo celular, ocorre também a duplicação das organelas.
A meiose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
CICLO CELULAR No ciclo celular intercalam- se períodos de interfase com divisão celular, podendo assim o ciclo celular pode ser considerado como uma serie complexa de fenômenos que culminam quando o material genético é distribuído nas células filhas.
Interfase
A interfase é dividida em quatro fases: G1, S, G2 e M. A fase S compreende o momento em que ocorre a duplicação do DNA, precedido e seguido pelas fases G1 e G2, e a fase M compreende a mitose.
Período G1 É o período mais variável do ciclo celular, pois pode durar dias, meses ou ate anos. As células que não se dividem ou que se dividem pouco encontram- se na fase G1, que nesses casos é chamado G0, pois essas células saem do ciclo celular.
Descrição geral da mitose As etapas em que a mitose se divide são: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. A mitose começa com o fuso mitótico, que é uma armação estrutural que se organiza toda vez que a célula começa a se dividir, composta por microtubulos que controlam a posição dos cromossomos e sua repartição entre as células filhas.
•