letramento
Orientações
Vamos aprofundar um pouco mais o nosso conhecimento sobre os gêneros textuais, analisando alguns exemplares da linguagem que fazem parte do nosso dia-a-dia. Para isso, siga o roteiro delineado a seguir.
- Faça um levantamento dos aspectos linguísticos e contextuais que definem o gênero dos textos. Observe:
a) Vocabulário: cada gênero tem um vocabulário mais ou menos específico ou um campo semântico próprio. Observe nos textos se o vocabulário chama a atenção por algum motivo.
b) Ortografia: como é a ortografia do texto? De acordo com o padrão ou contém “erros”? c) Estrutura da oração: observe a extensão das frases dos textos analisados. Há textos de frases mais curtas e outros de frases mais longas. Por quê? A extensão das frases é indiferente para o significado do texto ou ela modifica de algum modo a compreensão?
d) Concordância: assinale se houver formas que se consideram inadequadas de concordância verbal e nominal.
e) Aspecto gráfico: observe a divisão em parágrafos, a disposição das linhas, o emprego de palavras em itálico, em negrito, em caixa alta, sublinhada, com iniciais maiúsculas. O aspecto gráfico tem alguma função?
f) Origem e data: não deixe de perceber o lugar no qual o texto foi publicado. Ou seja, fique atento à referência bibliográfica, fonte do texto. Observe também a data de publicação.
g) Intenção: com que intenção o texto foi escrito? É um texto bem-sucedido, isto é, a intenção corresponde ao resultado?
h) Polissemia: o texto contém duplo sentido ou ambiguidade? O texto tem significados diferentes para o leitor a ou b, ou até para o mesmo leitor, em situações diversas? Por quê? Isso é positivo ou negativo?
i) Metalinguagem: o texto apresenta referência a própria linguagem? O texto reflete sobre o seu processo de produção?
j) Intertextualidade: o texto faz referência a outros textos? Essa referência é determinante para a sua compreensão?
l)