Letramento
Na Década de 2000 a moda foi se simplificando, tendo como blusas de cor única e cabelos onde o liso reinava. É lançada a moda das calças Saint-Tropez, e também as calças com o joelho rasgado que se torna sucesso entre o público adolescente.
O novo século começou com uma moda que recapitulou as décadas anteriores, como um mix de várias características de cada um. 2000 é marcado pela busca do novo, a todo momento são realizados concursos de moda, visando descobrir novos talentos. Surgiram as top’s brasileiras Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, entre outras.
Para os profissionais brasileiros essa foi à oportunidade para se fixar no mercado. Nomes de respeito surgiram na cena nacional como Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Gloria Coelho, Huis Clos, Isabela Capeto, Lino Villaventura, Reinaldo Lourenço entre outros.
No final da década a moda entra num momento retrô, voltam a se usar roupas com mais cores, também ocorre a volta das calças acima do umbigo e justas, principalmente no público feminino, lembrando a moda brega dos Anos 80. Esses estilos tomariam mais força e se tornariam símbolo da década seguinte, a década de 2010.
Os anos 2000 também foram fortemente marcados por uma nova cartilha fashion que declarou o fim absoluto do luxo ostensivo e do glamour extravagante. Uma nova ordem que declarou as quatros qualidades essenciais de uma roupa: Conforto, facilidade, durabilidade e acima de tudo estilo.
Mulheres alisaram a cabelera; os clubber e emos ganharam atenção; o; tricôs e malhas foram elevados em pedestais e o retrô popularizado. A silhueta e o decote passaram por anos de super e baixa valorização - oscilando conforme o ano; os saltos altos chamados; a maquiagem variou entre o artístico e o usual. Diriamos que na segunda metade dos anos 2000 a mulher e o homem passaram por uma fase de "personalidade visual", onde predominou o `gosto` e não mais o 'certo e o errado'. A moda trabalha o