Benchmarking
Trabalho sobre Benchmarking
Curso: Engenharia Elétrica
Disciplina: Computação I – A
Professor: Alexandre Roque
Santo Ângelo, 09 de abril de 2014. Introdução
Neste trabalho, iremos fazer benchmarking, comparando 2 computadores, para saber qual que executará programas que usamos no cotidiano, mais rapidamente. O teste será feito com os programas Cinebench, 3D Mark e por último o Super PI. Os equipamentos são: 1 notebook CCE com processador Core i3 e 1 netbook Acer com processador AMD C-50.
1- Benchmarking
Muitas dúvidas aparecem quando você vai comprar um novo computador ou adaptar alguma peça à sua máquina. Será que esse processador vai dar conta do recado? Essa memória RAM é mesmo a mais rápida? Com a minha nova placa de vídeo eu posso jogar o que eu quiser?
Para todas essas perguntas você é capaz de encontrar muitas respostas diferentes. Enquanto seus amigos dirão uma coisa, em fóruns da internet, por exemplo, você terá várias outras opiniões. E agora, o que fazer?
Uma boa alternativa é partir para a realização de um benchmark em sua máquina, identificando o desempenho do PC em vários testes diferentes.
1.2- O que é Benchmarking?
Apesar de ser um tipo de avaliação bastante comum e utilizada há tempos em computadores, o benchmark é muito mais conhecido por profissionais da área de tecnologia (e por viciados em games hardcore) do que pelo público em geral.
Trata-se de um conjunto de testes realizados em sua máquina que levam em conta a capacidade de trabalho do hardware ou de algum software específico – por exemplo, ao avaliar o desempenho de um navegador em determinadas tarefas.
Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Esse conceito enraizou-se numa