letramento
Curso: Pedagogia
Disciplina: Letramento e Alfabetização
Lagilse Paes Pedrosa de Oliveira = RA 398836
Maria Rosalina Ferreira = RA 351541
Sindolei Glória Martins Silva = RA 375938
Valéria de Oliveira Lemes = RA 363731
Vera Lúcia Felipe dos Santos = RA 388313
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Tutora: Rosemeire Farias
Cassilândia-MS, 19 de Novembro de 2013.
1 INTRODUÇÃO
No decorrer desta produção para a disciplina Letramento e Alfabetização, tratar-se-á esses dois termos com um objetivo principal de esclarecer sobre seus atos distintos, porém interligados, mostrando a importância da associação dos mesmos para o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo na alfabetização e no letramento. Outro sim, é a questão da apropriação do alfabetizado ou letrado em que se dá o processo da realização de leitura e de escrita.
2 DESENVOLVIMENTO
Assim, estar alfabetizado é descobrir um novo mundo, o despertar da curiosidade, a busca de aprender mais e mais, a imaginação flui com muita magia, alegria de ler todas as coisas que encontramos, ou seja, ter o prazer de ler um letreiro, uma revista, um livro, mesmo que não entendamos o que lemos e, sim pelo prazer de estar lendo um amontado de palavras. Segundo Lagilse Paes, ir para a escola com a mãe professora, ajudou bastante nos anos escolares iniciais.
Estar alfabetizado é sentar à beira de uma cama, ouvir a lição dada pela mãe, repetir, ler e escrever todas as informações transmitidas com temor em errar ou esquecer algo da lição. Pois, caso haja um tropeço, as varadas virão sem dó como também as horas de estudo iriam se prolongar. Mas havia na fazenda as revistas de fotonovelas com lindas histórias que compensavam todo o medo. E, o martírio maior ocorre quando chega à escola, com 9 anos e, é preciso fazer o c cantando “onda vai, onda vem, chuva miúda não mata ninguém.” De acordo com a Sindolei Glória Martins, começar a frequentar a escola já sabendo