Resumo
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A escola da Administração científica foi fundada pelo engenheiro americano Frederick W.Taylor (1856-1915) e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. Seu objetivo foi eliminar o desperdício e perdas sofridas pela indústria e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas.
A Obra de Taylor:
O primeiro período de Taylor publicou Shop Management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Taylor observou o nível de execução, e análise das tarefas de cada operário, verificou que o operário médio e com equipamento disponível produzia menos do que era potencialmente capaz. Se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba perdendo o interesse. Dai a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Taylor diz, em Shop Management, que:
O objetivo da Administração é pagar salários melhores, reduzir custos.
A administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados para o controle da operação fabris.
Os empregados devem ser cientificamente selecionados, devidamente nos seus postos com condições de trabalho adequadas para que a norma seja cumprida.
Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões.
A administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico
No segundo período de Taylor, corresponde a publicação do seu livro The Principles of Scientific Management (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser