Letramento
Letramento é o transitar do texto escrito à oralidade, é a relação dialética entre essas duas práticas. É um tipo de discurso pedindo pelo outro para que possa haver compreensão, ou melhor, um evento de letramento.
Isso se torna claro quando pensamos num texto científico ou jornalístico, onde não se utiliza apenas da pratica escrita, mas há também as discussões de pauta, no caso do jornalismo, e na ciência há as discussões sobre teses, os cálculos, que provam que esses discursos, apesar de serem basicamente de língua escrita, trazem a necessidade da oralidade e dessa ligação de práticas.
Outro ponto que também contribui bastante para os estudos de letramento são os diferentes gêneros de linguagens e os meios em que são veiculadas. Ao olharmos as mudanças e transformações decorrentes das novas tecnologias podemos perceber alguns gêneros diferentes que utilizam mais imagens, juntamente com o texto escrito e possíveis relações com a língua falada, esses são chamados de textos multimodais, que nós conhecemos como textos midiáticos como, textos publicitários, comerciais e políticos. Assim propõe-se que não é apenas a linguagem verbal que promove o sentido do texto, mas que a imagem se tornou uma forma importante e poderosa de expressão e comunicação.
A imagem então, é capaz de desempenhar um papel fundamental da interpretação do texto verbal e em outros momentos ela basta por si só, pois já temos uma pré-disposição a entender textos multimodais, o que implica que saber interpretar a linguagem imagética nos desperta para podermos ler nas entrelinha e conseguirmos identificar quando as imagens estão, apenas, tentando vender, manipular, banalizar e reproduzir o que temos de pior para mostrar.
Em sumo, letramento seria a capacidade de transitar entre os gêneros mais diversos da linguagem, conseguindo interpretá-los e inter-relacioná-los. O