folclore
Curso:
Disciplina:
DGLA – Licenciatura em Arte
Folclore
Tutor:
Newton Gomes Ferreira
Aluna:
Unidade:
RA:
Turma:
Folclore
Origem na língua inglesa: “folk” = povo e “lore” = conhecimento. Assim, podemos entendê-lo como o conhecimento que vem do povo, ou popular.Atualmente, em alguns países, cultiva-se a ideia de que faz parte do folclore apenas o que pode ser transmitido através da linguagem oral e informal, e não dentro do ambiente escolar.
Folclore é o conjunto de expressões de caráter popular, formado por costumes e tradições transmitidas de geração em geração.
As tendências pedagógicas consideram a importância da valorização do contexto sociocultural da criança para a sua melhor aprendizagem, pensamos em abordar o conceito e o reconhecimento do trabalho pedagógico com base nas manifestações do saber popular, o folclore.
O folclore ainda não é visto como parte da vida de todos nós. Há uma certa resistência em aceitá-lo, pois, além de ser visto como uma curiosidade, é considerado por boa parte dos indivíduos como um atraso. A ideia que se tem é de que o mesmo é algo do passado, que conserva os costumes, tradições e lendas de um povo. Ele não é analisado como um imenso leque de temas que fazem parte da nossa cultura, uma cultura que está em constante processo de transformação.
A utilização do folclore no contexto escolar auxilia de forma positiva a aprendizagem, além de levar os alunos à conclusão consciente de que toda cultura tem uma dignidade e um valor que devem ser respeitados e protegidos diante das diversas culturas que fazem parte da nossa humanidade; podemos citar na área de Arte com as cantigas de roda, artesanato, brincadeiras e jogos.
Brasil se destaca pelo mundo. Cada região brasileira possui características próprias como: lendas, costumes, superstições e músicas.
A região nordeste é uma dos mais ricas, com os bumba meu boi, negrinho do pastoril; a ciranda;