Letramento e alfabetização
ALUNO: GISELE DE FÁTIMA PEREIRA MATULOVIC - 2330444243
Professora Tutora a distância: Talita Ruis.
Professora Presencial: Luana Fernanda Rodrigues Fabregat
Piracicaba – 2014
1.0. ESTAR ALFABETIZADO É... EM UMA FRASE...
Ser alfabetizado é saber ler e escrever com coerência, a qual o receptor entenda o conteúdo recebido, como também saiba explicar o que esta sendo repassado, é controlar a gramática corretamente, ler sem falhas. A alfabetização acontece de varias formas, não dispensamos os métodos tradicionais, cada aluno tem suas formas de aprendizagem, cabe a nós professoras diagnosticar qual a melhor forma de isso acontecer. Também alfabetizar é um longo processo, continuo e que deve ser valorizado na educação infantil, pois é o alicerce do aprendizado. Uma criança alfabetizada não é uma criança letrada, já que são conceitos diferentes, e que um é sequencia do outro. Portanto, refletir sobre o processo de alfabetização é percorrer um mundo de magia e encantamento o qual ainda tem muito para ser descoberto. É ter consciência de que a alfabetização não é decodificar símbolos pelo simples fato e sim dar compreensão e posicionamento do que vê, lê e vive.
“... ser alfabetizado... é estar presente e ativo na reivindicação da própria voz, da própria história e do próprio futuro”. (FREIRE & MACEDO, 1990:11)
No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, a criança defronta-se com um mundo cheio de atrações, se engajará neste mundo muito mais facilmente se puder participar integralmente dele e se o processo for transformado num grande ato lúdico, em oposição ao ato, muito próprio das escolas. Portanto, podemos perceber A necessidade de se relacionar o processo de alfabetização com o lúdico, tornando este processo recheado de significado.
2.0. MEU PROCESSO DE