letramento e alfabetização
Passo 2
Ano/época
Marco histórico
Escolarização
Alfabetização
Década de 40
Século XX
Época em que se intensificou a democratização da escola.
A escola passou a receber um numero de alunos maior e heterogêneo.
Menos de 50% das crianças brasileiras conseguem romper a barreira da 1º serie, ou seja, aprender a ler e escrever.
Até os anos 80 do século XX
Em 1987, surge o Fórum Nacional de Defesa da Escola Pública, com o objetivo de tornar um direito a todos o acesso à educação.
A parte que envolve a escolarização, podemos afirmar que havia uma falta de projetos e comprometimentos , pois os país vivia um momento de transição no qual a educação não era vista como de grande importância.
Através de ensinamento rígido, professores aplicavam atividades para os alunos, na maioria das vezes sempre com o uso de cartilhas escolares, para auxiliar os alunos na escrita, leitura e memorização.
Anos 90 do século XXI até inicio do século XXI
A reconstrução da democracia possibilitou que as pesquisas na área educacionais livrassem uma diversificação nas temáticas e nas metodologias.
A escolarização básica e educação continuada para que possam responder ás crescentes necessidades formativas da juventude e das pessoas adultas no Brasil contemporâneo.
Também o prócer-
Ossos didáticos de alfabetização acompanha essa nova concepção trocou as cartilhas por livros didáticos.
Século XXI até dias atuais
Em nossos pais a educação ganhou destaque como uma das utopias da modernidade. A escola por sua vez consolidou-se como lugar necessariamente institucionalizado para o preparo das novas gerações.
Saber ler e escrever se tornou instrumento privilegiado de aquisição de saber, esclarecimento e imperativo da modernização e desenvolvimento social.
Em nosso país, a historia da alfabetização tem sua face mais visível na historio dos métodos de alfabetização, tem-se gerando tensor disputas relacionadas com antigos e novas, explicações para um mesmo problema: a