filosofia e familia
É tudo aquilo que está presente no dia a dia de todos e que se manifesta de várias formas, por exemplo: na rua, em casa, na igreja, nos grupos sociais e etc. Partindo dessa informação podemos dizer que professores e escolas não são as únicas formas existentes de se transmitir educação, visto que ela é encontrada em todos os tipos de sociedades.
A educação é construída a partir o momento em que uma sociedade repassa o saber comum, gerando assim a continuidade de seus costumes, tradições, cultura e crenças. É nesse momento que a força da educação é encontrada, afinal as sociedades são construídas por meio da manutenção cultural de cada grupo.
Nos grupos onde a educação não se apresenta como ensino formal, são criados métodos para transmissão do saber de geração para geração, como exemplo podemos destacar a comunidade indígena narrada no texto de Carlos Brandão, onde a educação é tratada como forma de transmitir o que é importante para a continuidade do grupo. Portanto a principal característica dessa educação é a maneira de como é adquirido o saber, que é dado pouco a pouco, pelo simples ato de conviver e observar diferentes situações entre as pessoas quer seja no seio familiar como também na comunidade em geral.
O que é educação formal?
Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, regimentados por leis e reconhecidas pelos órgãos educacionais competentes.
O que é educação informal?
Educação informal é a que ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas historicamente e que através dessas interações são repassados de um para outro. Tem o objetivo se socializar, desenvolvendo neles, hábito, desenvolver modos de pensar e agir frente aos obstáculos enfrentados na vida.
O que é