Letramento e Alfabetização
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO – NOVOS LETRAMENTOS
Lauro de Freitas
Abril 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO – NOVOS LETRAMENTOS
Trabalho apresentado à UNEB.
EDUCAÇÃO E PESQUISA
Marina Magali Pereira Rocha
Prof.ª Heloisa Lopes Silva de Andrade.
Lauro de Freitas
Abril 2014
1. O Letramento e seus Benefícios na Alfabetização
O objetivo desta pesquisa é abordar a temática do letramento na alfabetização e seus novos letramentos.Letramento é uma palavra de origem Inglesa Literacy com tradução para Português como letrado. Surgiu no Brasil nos anos 80, com foco de atenção e estudos nas áreas da educação e linguagem.
Um indivíduo alfabetizado não se pode dizer que seja um indivíduo letrado, o alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever e o letrado é aquele que sabe ler, escrever e se adéqua as demandas sociais da leitura e da escrita
São de fundamental importância o saber ler e escrever para que o ser humano possa se comunicar, e é através da alfabetização e letramento que se da o inicio ao processo de aprendizagem.
Mais infelizmente ainda há uma grande taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas de 15 anos ou mais de idade que caiu de 10% para 9,7% entre 2008 e 2009, a quinta queda consecutiva. No entanto, mesmo com a queda, este porcentual ainda representa um volume grande em números absolutos, somando 14,1 milhões de analfabetos no País em 2009, a maioria concentrada entre homens, maiores de 25 anos e localizados na Região Nordeste. As conclusões constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as regiões, o Nordeste é o destaque negativo, com taxa de analfabetismo em 18,7% em 2009, a maior do País. A segunda posição entre as