letramento e alfabetização
Ao refletirmos sobre os usos da leitura e da escrita no cotidiano nos deparamos com situações reais que não podem ser descartadas na nossa prática. Precisamos garantir que todos se apropriem das diferentes finalidades da leitura e da escrita já no inicio do processo de alfabetização. É necessário que desde a educação infantil a escola se preocupe com o desenvolvimento de atividades que estimulem conhecimentos relativos à aprendizagem da escrita alfabética, assim como de conhecimentos ligados ao uso e a produção da linguagem escrita para desenvolver a autonomia na escrita e leitura.
Distinguindo alfabetização e letramento, alfabetização é o processo pelo qual a criança adquire as habilidades necessárias para a leitura.
Letramento é o processo que vai além do uso mecânico da leitura, é a leitura de mundo, a compreensão dos usos e a competência para compreender e interpretar o que se lê.
Neste contexto o ideal é que se alfabetize letrando. São duas ações distintas, mas não inseparáveis.
ESTAR ALFABETIZADO É...
• Dominar a leitura e a escrita. (ALUISIO)
• Conhecer o alfabeto aprender a ler escrever, reconhecer e compreender os símbolos gráficos da linguagem verbal. (CARLA
• Uma pessoa capaz de ler e escrever com compreensão uma breve e simples exposição de fatos relativos à vida cotidiana. (FERNANDA)
• Saber ler, escrever e interpretar corretamente. (FLAVIANE)
• E estar em contato com o mundo, vivenciando a cada dia novas descobertas... (LIDIA CAMILA)
Estar alfabetizado é considerado o indivíduo capaz de interpretar e usar a linguagem como comunicação falada ou escrita de várias formas, trocando símbolos com outros indivíduos como também com o mundo que o cerca. É um ser em processo de aquisição, como diz Freire “inacabado” que se desenvolve a cada experiência, apropriando-se, compartilhando e multiplicando a finalidade da leitura, escrita e comunicação. É ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuírem um repertório de