texto
MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA
MEMORIAL EDUCACIONAL
Mutuípe-Ba Abril/ 2013
MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA
MEMORIAL EDUCACIONAL
Memorial Educacional apresentado ao Instituto Pró Saber, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Pesquisa e Educação do curso a Distância da Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica.
Orientador: Prof. Tasciano Santa Izabel
Mutuípe-Ba Abril/ 2013
MENSAGEM
“Passado. Aquilo que já se foi, mas persiste em estar presente nas lembranças guardadas em nossa mente, desde a mais remota infância.
Época que desperta saudades, de poder reviver detalhes, encontros e casualidades de grande felicidade.
Para outros, que a borracha apague as tristezas e frustrações que esse tempo produziu, mas, por favor, eu peço, não permita que se esqueçam das lições que ele deixou.
Passado, são raízes fincadas no da existência, espaço livre e inabalável para quem nasceu, cresceu e alegria ofereceu.
Não fosse o passado eu jamais seria, não fosse ele eu jamais teria, do que falar, do que sentir e do que compartilhar.
Meu passado, minha escola, meu mestre e minha história”.
(Gilberto F. Coelho)
MEMORIAL EDUCACIONAL
Falar de nossa história é, ao mesmo tempo, fácil e instigante, e por outro lado difícil e desafiador, afinal, se trata de uma longa caminhada de vida, lembranças, passagens, histórias, decepções, felicidades, tristezas, alegrias e, por estar aqui, neste momento escrevendo este memorial educacional, sinto uma satisfação muito grande em lembrar os desafios estudantis que passei e ver as maravilhas que conquistei ao longo destes anos.
Minha vida ao longo destes quase quarenta anos, se traduz em momentos que eu posso definir em duas palavras: “conseqüências” e “responsabilidades”. Mais adiante