letramento e alfabetizaçao
UNIDADE BRIGADEIRO / SÃO PAULO
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “´Letarmento e Alfabetização”- 4º semestre,
SÃO PAULO
Novembro / 2014
O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO
Desde o final da década de 1940, muitas mudanças tem ocorrido no conceito de alfabetização da população, porque a partir desta década o ensino deixou de ser para a elite e passou a ser de acesso a todos, portanto, com essa mudança de público os métodos tiveram de ser repensados.
Na década de 80 o enfoque amplia-se do aprendizado da escrita para a leitura de mundo, ou seja, o aluno não tem que só saber ler, ele tem que compreender aquilo que está lendo, tem que interpretar, questionar e problematizar os textos, porque os que só decodificam passam a ser analfabetos funcionais (leem mas não compreendem).
Por conta disso os métodos foram repensados porque dados revelaram que alunos da antiga 5ª série não tinham leitura compatível para passar para o ciclo seguinte e alunos da antiga 8ª série não possuíam nível adequado para o ensino médio.
A alfabetização é um processo que envolve a codificação/decodificação de letras e sons, consciência fonológica e tradução de fala para escrita e o letramento envolve o uso social e significativo de textos do nosso cotidiano e requer conhecimento e interação com a leitura de mundo. Apesar de ambos serem diferentes um depende do outro para o sucesso na aprendizagem.
De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o individuo constrói a gramática e suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição do ato de ler, mas na capacidade do aluno de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimentos em relação ao texto e contexto.
Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos