LETRAMENTO SOCIAL E LETRAMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS
TEXTUAIS
O presente texto põe em pauta a questão do letramento como componente indispensável às pessoas, ao exercício efetivo dos seus direitos e deveres como cidadãos e tem como propósito levantar alguns questionamentos referentes a comportamentos letrados praticados pelos indivíduos, frisando a importância do sujeito procurar aprender habilidades que possam harmonizá-lo com as demandas sociais, econômicas e políticas. Apontamos que há diferentes tipos de letramentos, adquiridos em ambientes sociais e privados. O letramento escolar, aprendido na escola, pode abarcar os mais variados tipos de letramento. A frequência com que estes aparecem na vida diária estão exemplificados com citações de alguns especialistas no assunto. É destacado, um ponto negativo que atua como barreira para que os indivíduos adquiram diferentes práticas letradas, em seguida é exposta uma breve proposta para tentar dar fim a esse entrave que resulta no baixo grau de letramento de algumas pessoas.
Em uma sociedade que a todo o momento ocorrem mudanças políticas, econômicas e sociais, sempre refletidas nas relações humanas, o indivíduo precisa estar ciente da necessidade de acompanhar essas mudanças, procurando adquirir habilidades condizentes com as demandas impostas pelo seu meio social, habilidades que não apenas incluem processos técnicos e manuais, mas sim também, habilidades intelectuais , que permitam que esse sujeito venha a possuir conceitos universais e dessa forma possa usar toda leitura de mundo a seu favor, estando aberto a receber todo conhecimento que lhe seja apresentado.
Um grande obstáculo que impossibilita o sujeito a ser um agente receptor em potencial de diferentes níveis letrados é a crença, carregada por muitos estudantes; na maioria das vezes àqueles que não pretendem dar continuidade aos estudos, que se baseia na falsa ideia de que o que se aprende na escola pouco ou nada será de fato