Projeto lendas regionais
Edileuza Maria dos Santos Rodrigues
Geruza Nunes Machado
Maria José Lima Barros
Miria Deise Caldas Albuquerque
Nancy da Cruz Ribeiro
Nivia da Cruz Ribeiro2
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: O presente projeto prioriza o trabalho com a prática do letramento no gênero lendas regionais, através de atividades de leitura, oralidade, produção textual e análise epilinguística.
1.2 PÚBLICO ALVO: Alunos da 5º ano do Ensino Fundamental.
1.3 CARGA HORÁRIA: 20 h/a
1.4 LOCAL: Escolas Municipais e Particulares.
2 INTRODUÇÃO: JUSTIFICATIVAS E PROBLEMÁTICAS
O projeto ―CONTANDO E (RE)CONTANDO LENDAS REGIONAIS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS‖, apresenta uma proposta de se trabalhar com as lendas regionais no ambiente escolar partindo de conceitos e concepções do gênero narrativo lendas, já que a escola necessita desenvolver atividades de insiram os alunos nas práticas sociais, através dos eventos de letramento.
Evidencia-se que o gênero textual lenda são narrativas orais de cunho informal, que explicam acontecimentos misteriosos e fantásticos. Quando se tornam conhecidos, são registrados na linguagem escrita.
1 Trabalho elaborado como requisito parcial para obtenção de conceito na disciplina FTM de Português, ministrado pelo professor Luís de Nazaré Viana Valente, agosto, 2011.
2 Discentes regularmente matriculadas na turma Pedagogia/2009-PARFOR.
Para Bakhtin (1997), ―o gênero está relacionado de acordo com as condições especificas do contexto social, é uma espécie de conjunto de produções verbais organizadas‖. Os gêneros textuais são a materialização das produções sociais.
As atividades desenvolvidas no projeto envolverão leitura, oralidade, produção textual e análise epilinguística, através do processo de contar e (re) contar lendas regionais, objetivando o resgate da cultura popular que envolve um saber de pai para filho, através do processo oral. E as