Projeto Folclore
PROJETO
FOLCLORE REGIONAL BRASILEIRO
CACOAL/AGOSTO/2010
APRESENTAÇÃO
PROJETO: FOLCLORE REGIONAL BRASILEIRO
DIRETOR: ALCÍDIO RAIMUNDO DO NASCIMENTO
IDEALIZADORA DO PROJETO:
-Esmênia Luzia da Silva Galves: Professora de Artes
APOIO:
- Direção, Orientação, Coordenação Pedagógica e Professores.
ABRANGÊNCIA:
- Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio.
PERÍDO DE REALIZAÇÃO:
- Pesquisa, estudos, montagem: durante o mês de agosto.
- apresentação dos trabalhos: 27 de agosto de 2010 – período noturno.
JUSTIFICATIVA
O mês de agosto é dedicado ao folclore, que significa “conhecimento de um povo”. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.
É importante valorizar o folclore, pois representa o mais alto valor de uma nação, não importa em que setor se encontra ou a forma como pode ser classificado, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, nas cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar.
O projeto ajuda a identificar e reconhecer as tradições de um povo e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar, sentir. O folclore brasileiro é muito variado, e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo. Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos. Embora em menor escala, são também importantes as contribuições dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao Brasil. O folclore brasileiro abrange vários tipos de