letramento de aprendizagem
É preciso diferenciar um processo de aquisição da língua (oral e escrita) de um processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita).Não parece apropriado, nem etimológica nem pedagogicamente, que o termo alfabetização designe tanto o processo de aquisição da língua escrita quanto o de seu desenvolvimento: etimologicamente, o termo alfabetização não ultrapassa o significado de levar “levar á aquisição do alfabeto”, ou seja, ensinar o código da língua escrita, ensinar as habilidades de ler e escrever; pedagogicamente atribuir um significado muito amplo ao processo de alfabetização seria negar-lhe a especificidade, com reflexos indesejáves na caracterização de sua natureza, na definição das habilidades básicas de leitura e escrita, na definição da competência em alfabetizar.
A alfabetização não pode ser compreendida como um processo de aquisição de códigos. Estar alfabetizadosignifica poder adquirir significado e sentidos ás funçõs sociais vinculados á escrita.
A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.
4-QUARTAETAPA
Relatório 4- Preencher o quadro abaixo contendo cinco textos de diferentes gêneros e indicar a faixa etária que seria utilizados.
Nome do Texto – autor
Dona Cotinha Tom e o GatoJoca-Cléo Busatto
Meu amigo Dinossauro-Ruth Rocha
Uma lição inesperada-João Anzanello Carrasco
De Bem Com a Vida-Ney Ribeiro
Papagaio Congelado-Ricardo Azevedo Tipologia – gênero
Narração-Conto
Narração-Poesia
Narração-Crônica
Narração-Fábula
Narração-Anedota Faixa etária indicada
03 á 07 anos
05 á 10 anos
05á 10 anos
03 á 07 anos
05 á 10 anos
5-QUINTA ETAPA
1 Dona Cotinha Tom e o Gato Joca-autora Cléo Busatto, fonte de pesquisa site da