leticia antropologia
CULTURA
A IDEIA DE CULTURA
CORPO
MENTE
EVOL
UÇÃO
O QUE É CULTURA?
O QUE É ANTROPOLOGIA?
S
N
E
G
I
OR
ARTE
GRUPO
S
“No ato de conhecer outras culturas, o antropólogo conhece a sua própria e acaba reinventando a própria noção de cultura.”
TORNANDO A CULTURA VISÍVEL
O antropólogo que chega pela primeira vez em campo tende a sentir-se solitário e desamparado.
Os problemas imediatos são: dificuldade de se instalar e fazer contatos. CHOQUE CULTURAL: É uma perda do eu em virtude da perda desses suportes .
A comunidade pode ela própria experimentar um leve ‘choque’ com a presença do antropólogo na aldeia.
A CULTURA É TORNADA VISÍVEL PELO CHOQUE CULTURAL.
Uma vez que a concretização ocorre, o pesquisador adquire uma consciência intensificada dos dois tipos de diferenças similares implicadas no termo cultura e começa a usa-lo cada vez mais como instrumento explanatório.
Assim, a invenção das culturas, muitas vezes começa com a invenção de um cultura particular, e esta, por força do processo de invenção, ao mesmo tempo é e não é a própria cultura do inventor. A INVENÇÃO DA CULTURA
“A cultura que vivenciamos hoje em dia é ameaçada, criticada, pelas ‘culturas’ que criamos.”
Um bom artista ou cientista se torna uma parte separada de sua cultura, que se desenvolve de modos inusitados, levando adiante suas ideias mediante a tranformações que outros talvez jamais experimentem.
É por isso que os artistas podem ser chamados de ‘educados’:temos algo
– um desenvolvimento de nossos pensamentos- a aprender com eles. E com isso vale a pena estudar, outros povos, porque toda a compreensão, experienia de uma outra cultura é experimento co nossa própria cultura.
O pintor Flamengo Pieter Bruger, teve tanto interesse pelo homem em geral e por seus estilos de vida que quase pode ser chamado de antropólogo.
Hieronymus Bosh combinou o realismo da pintura flamenga com as alegorias.
Bruegel: As obras com irônia simbólica e a caricatura detalhada dos
componeses