lesões na ginástica
Resumo
Como a Ginástica é uma modalidade onde se executam movimentos de alto grau de dificuldade, leva a que esta possua um elevado risco para a ocorrência de lesões, e, por isso, é necessário saberemos como havemos de intervir, como aplicar um tratamento eficaz e recuperação mais eficiente. O objetivo é saber quais as lesões mais frequentes nos atletas praticantes de Ginástica. Quanto à metodologia foram questionadas 16 ginastas pertencentes a três clubes distintos sendo os atletas de um nível de competição da primeira divisão. O questionário teve como objetivo recolher dados sobre carácter da lesão, região do corpo e aparelho ginástico. As principais conclusões obtidas foram:
a) As lesões ocorrem devido às diferentes receções efetuadas nas saídas e nos esquemas;
b) O elevado número de horas de treino, intensos, acumulados ao longo dos anos, conduzem ao aparecimento das lesões;
c) Os membros inferiores e superiores estão sujeitos a uma maior carga de treino devido a sua necessidade a nível de elementos técnicos;
d) Os atletas da competição de alto nível, apresentam elevado numero de lesões, sendo os membros inferiores as regiões mais afetadas.
Introdução
Quais as lesões mais frequentes a nível da ginástica artística?
Este estudo é de grande importância para Ciências do Desporto, pois sabendo quais as lesões mais frequentes, saberemos como intervir mais rapidamente, como aplicar um tratamento mais eficaz, aliado a uma recuperação mais eficiente.
O objetivo do presente estudo é analisar quais as lesões mais constantes que ocorrem em atletas femininos praticantes de Ginástica artística.
Palavras-chave: Ginástica Artística, lesão, membro inferior
Objetivos e Hipóteses
Objetivo geral: analisar quais as lesões mais constantes que ocorrem em atletas praticantes de Ginástica.
Objetivos específicos:
Caracterizar quais as lesões mais frequentes na ginástica artística feminina;
Estudar quais os tipos de lesões mais