Lesão por esforço repetitivo
LER
Medidas Preventivas
Grupo 2
Prevenção
1. ERGONOMIA
È a ciência que cuida da adaptação ou ajuste do ambiente de trabalho ou lazer às características psicofisiológicas ou particularidades do corpo humano, relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. È também a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema
Sistema Homem-Máquina
Os instrumentos de trabalho projetados e construídos pelo homem visando ajudá-los na execução de algum trabalho são denominados geralmente de máquinas. Estas máquinas podem ser entendidas como prolongamento do organismo humano para proporcionar ao homem melhores condições na execução de certas funções.
Um Sistema Homem-Máquina é uma combinação operativa entre homem e máquina, que se complementam para executar uma determinada função, partindo de estímulos de entrada nas condições de um dado ambiente. Portanto, na operação de uma máquina, o homem recebe informações desta (estímulos de entrada), processa-as e transforma-as em ações de comando. Desta forma, Homem e Máquina complementam-se formando um todo ao qual denominamos Sistema Homem-Máquina.
1.1 Fatores Humanos
São as características e peculiaridades do organismo humano que precisam ser levados em consideração no projeto de sistemas para seu uso. Esses fatores são divididos em: Psicológicos e Fisiológicos.
Psicológicos: capacidade de aprendizagem, motivação, ansiedade, estresse e etc.
Fisiológicos: acuidade visual, audição, sensibilidade ao frio ou calor, limitações musculares e etc.
2. Medidas Preventivas
As medidas preventivas contra a LER são oriundas de estudos ergonômicos e não são necessariamente soluções caras ou complexas.
Qualquer programa de prevenção de LER/DORT deve ter uma maneira de investigar e determinar as causas das afecções. Para isso, a ergonomia possui