lesão por esforço repetitivo
Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitação etc.
A LER é uma lesão relacionada com a atividade da pessoa e, em alguns casos, pode ser entendida como uma doença ocupacional, ocorrendo sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos da atividade ou tarefa e a capacidade física do corpo humano. Alguns fatores de risco contribuem para a instalação desta lesão, dentre eles: movimentos repetitivos, traciona mentos, postura incorreta, escamento de pesos etc.
A LER, instala-se lentamente no organismo humano e, muitas vezes, passa despercebida ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é percebida já existe um severo comprometimento da área afetada.
A digitação intensiva é uma das causas mais comuns da incidência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças ocupacionais.
L. E. R. síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, surgiu após a revolução industrial, dá-se por esforço repetitivo. ex.: estar em uma empresa que necessite que você digite várias vezes, nesse caso pode-se desenvolver uma lesão na região das mãos.
Por isso ela é considerada uma doença "moderna", ocorre mais em grandes centros. são três estágios e três fases da doença.
Principal grupo atingido: pessoas que trabalham em empresas que exigem esforço repetitivo no exercício do trabalho. No entato, pode vir a ocorrer também em tarefas domésticas, não sendo caracterizada somente pelo trabalho, mas por qualquer atividade repetitiva.
Como tratar Lesão por esforço repetitivo/ Doença ósteo-muscular “De acordo com o ministério da Saúde e do trabalho no ano de 2005, Lesão por esforço repetitivo/Doença ósteo-muscular representavam 45,46% das doenças relacionadas ao trabalho” Lesão por esforço repetitivo é um termo