Lesão medular e bexiga neurogênica: um relato de experiência.
Universidade de Fortaleza
21 à 25 de Outubro de 2013
Lesão medular e bexiga neurogênica: um relato de experiência.
Jéssica Alves Farias¹*(IC), Elitaianne Keite Moreira de Sousa²(IC), Marleide Abreu ²(IC), Sâmya Alves de Lima²(IC), Débora Rodrigues Guerra³(PQ)
1- Universidade de Fortaleza – Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem do 6° semestrePAVIC.
2- Universidade de Fortaleza – Acadêmicas do Curso de Graduação em Enfermagem do 6° semestre.
3- Universidade de Fortaleza – Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. jessicaalves@outlook.com Palavras-chave: Bexiga neurogênica. Assistência de enfermagem.
Resumo
Este estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em cuidar de uma pessoa com bexiga neurogênica, após traumatismo raqui-medular. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na prática curricular da disciplina Clínica Geral e Cirúrgica I, durante os meses de março a maio de 2013, em um hospital secundário conveniado ao SUS, localizado na cidade de Fortaleza-CE.
Nós buscamos nos atentar para o fato de que a bexiga neurogênica é uma doença sem cura e que o paciente teria que aprender a conviver com ela, dando prioridade ao resgate de sua qualidade de vida, procurando envolver a família no cuidado.
Introdução
A bexiga neurogênica é uma disfunção que acarreta uma série de outros problemas, além das alterações fisiológicas e o alto risco de infecção, ainda existem os aspectos psicossociais, que devem receber atenção especial devido o constrangimento que ela pode trazer, já que o indivíduo perde o controle sobre os reflexos de micção, podendo levar a um isolamento social, relacionado ao medo da incontinência perante os outros e o receio do odor da urina.
Segundo Smeltzer et al (2012) a bexiga neurogênica refere-se a uma disfunção, podendo resultar de lesão ou doença que de alguma maneira