Doenças do sistema nervoso
Acidente Vascular Cerebral ( AVC ) 02
Enxaqueca 12
Epilepsia 14
Doença de Parkinson 17
Esclerose Múltipla 24
Mal de Alzheimer 31
Espinha Bífida, Meningocele e Mielomeningocele 35
Meningite 48
Paralisia Cerebral 51
Paralisia 68
Hemiplegia 69 Paraplegia 70 Tetraplegia 76
Traumatismo Crânio Encefálico ( TCE ) 77
Acidente Vascular Cerebral ( AVC )
Conceito
O AVC resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas. As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.
Apresenta-se como a 2ª causa de morte no mundo. O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
Irão ser focados aspectos relativos da patologia, tais como, epidemiologia, causas de AVC, factores de risco, fisiopatologia, tipos de AVC, manifestações clínicas, complicações…
A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose .
Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão.
Tipos de AVC
A determinação do tipo de AVC depende do mecanismo que o originou. Sendo assim, existem dois tipos de AVC, que se apresentam como o AVC isquémico e o AVC hemorrágico, que por sua vez apresentam alguns subtipos.
Tipos de AVC | Subtipos de AVC |