Leste Europeu e os Últimos Socialistas
-A Europa Dividida
Após a 2ª Grande Guerra, o continente europeu ficou dividido em dois blocos, sob a influência das duas superpotências da guerra fria: Europa ocidental, capitalista, influenciada pelos EUA; e
Europa oriental, socialista, submetida a decisões do governo comunista da União Soviética. A
União Soviética estendeu sua influência sobre vários países europeus. Assim foram instalados governos socialistas na Europa Oriental.
• A
Polônia era uma das nações mais industrializadas do antigo leste europeu, tinha carvão, gás natural e minerais (cobre, chumbo, enxofre, prata, sal-gema e zinco). O setor industrial do país contribuiu com mais de 30% do PIB e do pessoal ocupado. A agricultura era importante com o cultivo de batatas, centeio, beterraba, trigo, cevada, aveia e oleaginosas. Ela foi a que passou mais rápido do capitalismo do leste europeu.
Já a Hungria conta com poucos recursos naturais (gás natural, carvão de baixa qualidade, e bauxita), e ela tem que importar petróleo e gás. A atividade industrial está concentrada ao redor da capital Budapeste, região nordeste do país e junto ao lago
Balaton. Os setores mais importantes são siderúrgicas, metalúrgica do alumínio, fertilizantes, produtos farmacêuticos, cimento e indústria alimentícia.
Em 1993, a antiga Tchecoslováquia foi dividida, formando a República Tcheca e a Eslováquia.
A Republica Tcheca é bem dividida, com diversas indústrias, sejam elas automobilísticas, químicas, de cerâmicas, bebidas, têxtil, etc.
A Eslováquia era a parte menos desenvolvida; com o passar dos anos, ela mudou completamente e hoje é o país da Europa que tem o maior índice de desenvolvimento econômico da Europa. Em 2004, a Eslováquia se juntou a União Europeia e, cinco anos depois, adotou o euro, que é a moeda única da Europa.
Entre
1945-1991, a Federação da
Iugoslávia, era constituída por seis repúblicas e duas regiões autônomas.
Após uma guerra que