Ler, aprofundar e comentar sobre os principais teóricos que discutem sobre o tema estado, governo e mercado – maximillian carl emil weber, barão de montesquieu, jean-jacques rousseau, adam smith.
Maxmiliallian Carl Emil Weber De acordo com análise desenvolvida sobre Max Weber entendemos que a teoria desse pensador se realiza através de uma aproximação dos processos sociais. Baseia-se na História econômica da Sociologia da religião (A ética protestante e o espírito do capitalismo). Alegou que havia uma ligação entre a emergência do protestantismo e a ascensão do capitalismo. Entendia que o capitalismo era um sistema econômico, cujo centro era representado pela empresa capitalista, reunião de meios de produção, trabalho organizado e gestão racional.
O Estado consiste numa relação de dominação do homem sobre o homem, dominação esta baseada no uso da violência legítima que garante a existência do Estado, sob a condição de que os homens dominados se submetam à dominação. O Estado se apoia nas leis, na força militar e numa administração racional que lhe permite intervir em domínios diversos. O Estado é também uma instituição econômica que gere as finanças públicas ou as empresas nacionalizadas, e intervém em diversos domínios (educação, saúde, economia ou cultura). O conceito de nação de Weber é o de “uma comunidade de sentimento que se manifestaria adequadamente num Estado próprio; daí, uma nação é uma comunidade que normalmente tende a produzir um Estado próprio”.
Barão de Montesquieu
Dentro do estudo elaborado sobre o Barão de Montesquieu avaliamos que ele foi um pensador que quis explicar as leis humanas e as instituições sociais. Em sua teoria de estudo, definiu o governo em três tipos existentes em: republicanos, monárquicos e despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade de um só governante. O absolutismo era um perigo que podia ser prevenido com diferentes organismos exercendo as funções de fazer