Módulo i
Ler, aprofundar e comentar sobre os principais teóricos que discutem sobre o tema Mercado, Governo e Mercado – Maximillian Carl Emil Weber, Barão de Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith.
Maximillian Carl Emil Weber: considerado um dos fundadores da sociologia, estudou Direito em Heidelberg e prestou serviço militar em Estraburgo. Dedicou-se a filosofia, direito e história, e ao mesmo tempo foi assessor do governo defendendo sempre seu ponto de vista liberal. Algumas obras do autor :
• 1904: A ética protestante e o espírito do capitalismo
• 1906: As seitas protestantes e o espírito do capitalismo
• 1917: A ciência como vocação
• 1918: Conferência sobre o Socialismo
• 1919: A política como vocação
• 1910/1921: Economia e Sociedade Foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg e de Heidelberg e após a morte de seu pai entrou em depressão, de modo que por quatro anos não poderia realizar atividades regulares de ensino ou científicas a que se dedicara. Dirigiu o primeiro instituto universitário de sociologia na Alemanha. Em 1918 ele estava entre os delegados da Alemanha em Versalhes para a assinatura do tratado de paz e foi conselheiro para os redatores da Constituição da República de Weimar. Weber morreu em junho de 1920 na cidade de Munique na Alemanha.
Barão de Montesquieu: Charles de Montesquieu ou barão de Montesquieu nasceu em 1689 e faleceu em 1755. Foi um político, filosofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da Separação dos poderes atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. Foi responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke. Montesquieu acreditava também que, para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental a autonomia e os limites de cada poder. Segundo sua concepção o Poder Executivo