Estado, governo e mercado
| |
|CURSO ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE |
MAPA DE ATIVIDADES – MÓDULO 1
Ler, aprofundar e comentar sobre os principais teóricos que discutem sobre o tema Mercado, Governo e Mercado – Maximillian Carl Emil Weber, Barão de Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith.
De acordo com o pensamento liberal, todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais aos quais eles não podem, em hipótese alguma, abdicar: os direitos à liberdade e à propriedade. Desta forma, destacamos os principais teóricos:
Maximillian Carl Emil Weber: Weber define que o Estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coercitiva. A política deverá ser entendida como qualquer atividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força. Segundo Weber, para termos a formação de um Estado seria necessário primeiramente que ocorresse a “Expropriação dos meios particulares de utilização da força", que seria um processo de expropriação das ferramentas de dominação e não apenas de utilização da força, já que a politica (que também é uma ferramenta de dominação) também foi expropriada ou institucionalizada pelo estado, retirando assim do povo o poder de influência dentro das principais decisões estatais.
Barão de Montesquieu (1989-1755): Em sua principal obra “O Espírito das Leis”, Montesquieu analisou as principais formas de governo (despotismo, monarquia e república), posicionando-se como defensor da monarquia parlamentarista. É nesta obra que Montesquieu afirma que é necessária a separação dos 3 Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), sendo cada um deles presidido por uma instituição distinta e autônoma.