lepra na idade média
Diversas leis foram criadas com a idéia de garantir a segurança da população sadia, o regulamento dos leprosários era repleto de tentativas de mantê-los o mais longe possível do resto da sociedade. Também leis municipais foram criadas, em 1404 e novamente em 1413 Carlos VI ordenou que os leprosos ficassem fora de Paris. O preboste de Paris emitiu ordens proibindo os leprosos de entrarem na cidade em 1388, 1402, 1403, 1488 e 1502. Estas evidências tornam claro que nem todos os leprosos estavam confinados á leprosários, e muitos vagavam livremente pela cidade, para incômodo da população, da Igreja, das autoridades municipais e da coroa.
No século XIV, houve uma diminuição da perseguição a esses doentes. Ao que tudo indica, a Igreja voltou-se mais para perseguir judeus, bruxas e hereges.
Este trabalho foi elaborado para a disciplina de História Medieval, sob supervisão do professor Adriano Larentes, sendo apresentado para a turma da terceira fase do primeiro semestre de 2004, e a pedido do professor, será apresentado também para a turma da terceira fase do segundo semestre.
Para a elaboração do trabalho foram utilizados livros recentes que tratam de minorias e doenças na idade média, alguns indicados pela professora Renata Palandri Sigolo Sell, do laboratório de História