Leopold von rank
Leopold von Ranke nasceu na Prússia, no final do século XVIII (1795), e viveu praticamente todo o século XIX (1886). Seu pensamento caracterizou-se pela busca da objetividade e da aplicação do método histórico na investigação dos fenômenos sociais. A chamada história científica, divulgada por Ranke, tinha como bases principais a neutralidade científica, a objetividade e a fidelidade aos documentos. Seu desejo, ao estudar a história, era o de “mostrar" o passado sem sucumbir às paixões terrenas.
Foi grande a influência desse pensador alemão sobre a historiografia europeia. Encontra-se, em suas ideias, a maior parte dos pressupostos de Charles Langlois, ErnestLavisse, Charles Seignobos, Fustel de Coulanges - professores de história e autores de vários livros destinados ao ensino dessa disciplina -cujas premissas correspondem à recusa de toda reflexão teórica, à redução do papel da História, à coleta de fatos e à afirmação da passividade do historiador diante do material com que trabalha.
Ranke tentou, tanto quanto possível, eliminar os pontos de vista pessoais4 que poderiam desfigurar o “verdadeiro” conteúdo da história. A fórmula empregada para garantir essa neutralidade foi a de fundar os estudos das questões sociais sobre métodos rigorosamente científicos. Os estudos históricos sob a perspectiva de Ranke diferenciam-se dos estudos filosóficos por serem a “ciência do único” e terem como base a observação dos fatos,enquanto a filosofia se ocupa de abstrações e generalizações.
Quem melhor especificou o método científico aplicado ao estudo da história foram os franceses Langlois e Seignobos, em sua obra Introdução aos Estudos Históricos, que teve sua primeira edição em 1898, na França. Para Langlois e Seignobos,
Indiscutivelmente é a história a disciplina em que com maior império se faz sentir a necessidade de bem conhecerem os autores os métodos próprios, que lhes devem presidir à feituradas obras. (...) os processos racionais, que nos