leonardo davinci
Desde novo que Leonardo mostrou que tinha um talento artístico, talento que foi descoberto pelo pai. Leonardo foi educado com a educação da época em que tinha de saber ler, escrever, aritmética, latim e matemática.
Quando era adolescente, aos 15 anos, foi aprendiz de Andrea del Verrocchio, onde aperfeiçoou capacidades de pintura e escultura. Aos 20 anos entrou para a associação de pintores de Florença e até 1481 continuou a trabalhar lá.Não só deparamos com dois sistemas educativos opostos, como é frequente ver as conceções de educação afloradas ao longo da obra através de opiniões das personagens ou das mentalidades e cultura que revelam.
Pedro da Maia e Eusebiozinho protagonizam a educação tradicionalista e conservadora, enquanto Carlos recebe a educação inglesa. A incapacidade para enfrentar as contrariedades ou a capacidade para se tornar interveniente na sociedade são as consequências imediatas dos processos educativos opostos.
A educação tradicionalista e conservadora caracteriza-se pelo recurso à memorização; ao primado da cartilha (importância ao saber ler) apenas com os saberes e os valores aí insertos; à "moral do catecismo" e da devoção religiosa com a conceção punitiva do pecado; ao estudo do latim como língua morta; à fuga ao ar livre e aoreceio do contacto com a Natureza.
A educação inglesa caracteriza-se pelo desenvolvimento da inteligência graças ao conhecimento experimental; pelo desprezo da cartilha, embora com adefesa do "amor da virtude" e "da honra" como convém a "um cavalheiro" e a "um homem de bem"; pela ginástica e pela vida ao ar livre; pelo contactodireto com a Natureza, pelo gosto das línguas vivas.
A educação tradicionalista e conservadora desvalorizou a criatividade e o juízo crítico, deformou a vontade