Lençois maranhenses
Está situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas.
LENÇOIS MARANHENSES
Os Lençois maranhenses são o
resultado de um belo e intrigante fenômeno da natureza, tem uma paisagem que nos faz sonhar, devido sua beleza extrema.
É um paraíso ecológico com 155
mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.
Quando olhamos o local pela
primeira vez, associamos a paisagem a lençóis expostos para secar, mas, depois de observar com mais atenção, notamos a presença de montes de areia em meio a lagoas multicoloridas.
ORIGEM DOS LENÇOIS MARANHENSES
A origem dos Lençóis Maranhenses remete há cerca de 10
mil anos, quando as dunas começaram a se formar em resposta ao movimento dos rios Preguiças e Paranaíba, triturando o quartzo de seus leitos que transformados em areia são jogados ao mar e devolvidos ao continente pelas ondas, formando diversas prainhas. Esse fenômeno, somado à ação dos ventos muito fortes na região e das correntes, formou os Lençóis que exibem dunas em movimento, mais conhecidas na região como morrarias e que tem até 40 metros de altura. O Parque tem 300 quilômetros quadrados, começando nas águas do Delta do Parnaíba e avançando sobre o litoral do Maranhão. Entre os meses de janeiro e julho – período de chuvas – os lençóis ficam permeados de água devido ao alto índice pluviométrico .
VEGETAÇÃO NOS LENÇOIS MARANHENSES
Sua vegetação: por está
inserido no bioma costeiro marinho, é um expoente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. A vegetação de praias e dunas sofre o efeito contínuo dos ventos marinhos, carregados pelo sol, da areia e aquelas espécies mais próximas ao mar, das águas da maré alta.
ANIMAIS NOS LENÇOIS MARANHENSES
Muitas famílias teimam em morar no deserto, mudando cada vez que as casas são invadidas pela areia, os Lençóis servem de moradia para