Thiago
O banco de dados Oracle fornece uma variedade de procedimentos e opções de backup que ajudam a proteger o banco. Não adianta ter ótimas ferramentas e não implementar de maneira adequada e que possa recuperá-los facilmente, com isso, devemos sempre efetuar testes de backup e restore regularmente.
Neste poste vou falar sobre o utilitário Data Pump (impdp e expdp) que realiza backup lógico de um banco de dados que envolve a leitura de um conjunto de registros do banco de dados e a gravação destes em um arquivo. Esses registros são lidos independente das suas localizações físicas.
Você pode exportar todo o banco de dados, tablespaces, usuários específicos (schemas), espaços de tabelas ou tabelas especificas. O arquivo gravado pelo Data Pump export conterá os comandos necessários para recriar completamente todos os objetos e dados escolhidos. Depois que os dados foram exportados por meio do Data Pump Export, eles poderão ser importados por meio do utilitário Data Pump Import. O Data Pump Import lê o arquivo dump criado pelo Data Pump Export e executa os comandos localizados ali. Por exemplo, esses comandos podem incluir um comando create table, create indice e vários inserts.
Vejamos alguns exemplos de como usar o Data Pump como backup.
Criando um diretório no Sistema Operacional Linux:
mkdir /u01/backup/
Logando no Oracle com sysdba:
sqlplus / as sysdba
Criando um objeto de pasta no Oracle:
CREATE OR REPLACE DIRECTORY funcionarios AS ‘/u01/backup/’;
Directory created.
Utilizando o utilitário EXPDP
Exportando todo o banco de dados:
expdp system DIRECTORY=funcionarios DUMPFILE=funcionario.dmp FULL=y LOGFILE=expfull.log
Exportando uma tablespace:
expdp system DIRECTORY=funcionarios DUMPFILE=funcionarios_TB.dmp TABLESPACES=USERS
Exportando um schema:
expdp system DIRECTORY=funcionarios DUMPFILE=funcionarios_schema.dmp SCHEMAS=hr
Exportando uma tabela:
expdp system