ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
Lençóis Maranhenses busca o olhar ecoturisticamente consciente sobre aspectos socioambientais, belezas naturais e um pouco de história. Os Lençóis Maranhenses são extensas regiões próximas à linha do Equador, no litoral norte do Brasil, acompanhando a costa atlântica, com lagoas cristalinas semiperenes formadas por águas de chuva, em meio a quilômetros de dunas de areia branca e fina, moldadas pelos constantes fortes ventos em desenhos de dobras simétricas - ou "lençóis", como se lhe pareceram aos primeiros colonizadores aquelas paisagens.
1.1 Histórico
Localizado na cidade de Barreirinhas, litoral do estado do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta um verdadeiro paraíso no deserto.
Seu território atinge 155 mil hectares em um perímetro de 270 quilômetros, área equivalente à cidade de São Paulo, estendendo-se por 70 quilômetros de litoral.A região que abriga os lençóis é pouco coberta por vegetação e possui alta concentração de sais.A peculiar formação de dunas intercaladas por lagoas de água doce e cristalina, é sua característica marcante. As dunas, que alcançam até 30 metros de altura, estendem-se brancas como lençóis, sendo formadas pela ação do vento que sopra do mar, empurrando-as para o continente. Já os lagos e lagoas de coloração variada são formados pelas águas das chuvas e rios que ali acabam.A região onde o Parque está inserido apresenta clima tropical semi-úmido, com quatro a cinco meses secos por ano. A estação chuvosa inicia-se em dezembro, prolongando-se até maio. A temperatura média anual é de 26ºC, com máxima de 36ºC e mínima de 16ºC.A forte ação dos ventos conjugados, aliada às correntes marítimas e o ciclo das chuvas, fizeram dos Lençóis Maranhenses um ecossistema singular. É considerado o único deserto brasileiro.A chuva é o elemento que garante sua exuberância, sendo que seu índice de precipitação anual é 300 vezes maior que o do deserto do Saara, na África. Por esse motivo, ao