Lendo o que não esta escrito
Ao assistir os vídeos da pra ver claramente, que cada um defende o que realmente acredita.
No vídeo 1 os atores globais argumentam e questionam a construção, trazendo varias informações onde buscam convencer as pessoas contra a construção da hidrelétrica, como o desmatamento da Mata Atlântica, os índios que habitam aquela região, os ribeirinhos, etc.
Já no vídeo 2 os estudantes defendem sua tese numa espécie de diálogo, eles rebatem todas as questões do vídeo 1 deixando claro que defendem a obra, a argumentação no vídeo 2 é uma resposta, querendo desmentir e ridicularizar tudo o que os atores do vídeo 1 defendem.
2) Qual a tese defendida pelo autor do texto um? Explique.
A tese defendida pelo autor é contra a construção, o autor defende o vídeo dos atores globais, mesmo contendo algumas falhas, pois ele foi extremamente eficiente na divulgação dos problemas relativos à construção da hidrelétrica, sendo correta a opinião dos atores contra essa construção.
3) Um texto argumentativo caracteriza-se pela presença de um ponto de vista: a tese defendida pelo autor, que é fundamentada por argumentos. Aponte dois argumentos utilizados por Rodolfo Salm a fim de sustentar sua tese.
1º Argumento - Quando o autor comenta a fala da atriz Elisangela, onde ele da uma maior explicação com referência ao rio que praticamente seca durante oito meses do ano, ele deu bastante ênfase a este assunto, aprimorando o que foi dito pela atriz.
2º argumento – No parágrafo onde o autor cita que os alunos da faculdade da Unicamp estavam apenas lendo cegamento o texto do prof. Sebastião Amorin, e que o mesmo não deve conhecer nada da região.
Houve mais argumentos, onde o autor defendeu a sua tese, porem, achei esses dois bem interessantes, talvez por ele ser da região, conhece bem e deixa bem claro a sua defesa