F183EDUCACAO EM LINGUA MATERNA Apresentacao
1755 palavras
8 páginas
EDUCAÇÃO EM LINGUA MATERNAA Sociolingüística na Sala de Aula
Stella Maris Bortoni-Ricardo
Stellamb@zaz.com.br
2004
Para entendermos a variação no português brasileiro, vamos propor a Você que imagine três linhas, a que vamos chamar de contínuos, e que são: • contínuo de urbanização
• contínuo de oralidade-letramento
• contínuo de monitoração estilística
Contínuo de urbanização: Em uma das pontas dessa linha nós imaginamos que estão situados os falares rurais mais isolados; na outra ponta estão os falares urbanos que, ao longo do processo sócio-histórico, foram sofrendo a influência de codificação lingüística, tais como a definição do padrão correto de escrita, também chamado ortografia do padrão correto de pronúncia, também chamado ortoepia, da composição de dicionários e gramáticas. Enquanto os falares rurais ficavam muito isolados pela dificuldades geográficas de acesso, como rios e montanhas, as comunidades urbanas sofriam a influência de agências padronizadoras da língua, como a imprensa, as obras literárias e, principalmente, a escola.
O contínuo de urbanização pode ser representado assim: variedades rurais isoladas
área rurbana
variedades urbanas padronizadas
Usamos o contínuo de urbanização para situar os falantes de acordo com seus antecedentes e seus atributos.
Ou nós acabamos com as formigas... Vamos agora usar outro contínuo ao longo do qual vamos dispor os eventos de comunicação, conforme sejam eles eventos mediados pela língua escrita, que chamaremos de eventos de letramento, ou eventos de oralidade, em que não há influência direta da língua escrita.
Veja os exemplos:
EXEMPLO 1:
•
•
•
•
•
[O professor está conduzindo um exercício de interpretação de texto da segunda série]
(P. vai ao quadro e começa a escrever o exercício. Os alunos copiam em silêncio; retoma a palavra quando conclui a escrita.)
P. Quem sabe fazê aqui agora? Pest'enção aqui, ó. Depois cês copia aí, tá? Tá escrito aqui.
(lendo do quadro) Responda. Com quem se