Lendo e Interpretando
Esse trabalho de Interpretação Textual, foi feito por Leonardo Santiago, Aluno do 1º ano B, do Instituto Social Pindorama, que veio com o objetivo de conhecer e despertar curiosidades sobre os poetas da Literatura Brasileira.
Nº
Página
Nome/Poeta
-------
3
Introdução
1
4
Gregório de Matos Guerra
2
5
Álvares de Azevedo
3
6
Cecília Meireles
4
7
Vinícius de Moraes
5
8
Carlos Drummond de Andrade
6
9
Paulo Leminski
7
10
Ferreira Gullar
8
11
Arnaldo Antunes
9
12
Jorge de Lima
10
13
Fernando Pessoa (eu escolhi)
-------
14
Referência Bibliográfica
A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Faz parte também da Literatura latino-americana, a única em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI.1 Bastante ligada, de princípio, àliteratura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romântico erealista e atingido o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes.
Nesse trabalho vim trazendo os poemas e as análises de cada Poeta; Gregório de Matos Guerra, Álvaro de Azevedo, Cecílio Meireles, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Ferreira Gullar, Arnaldo Antunes, Jorge de Lima e por fim a que eu escolhi foi o poeta Fernando Pessoa.
“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se