Topicalização do Texto “A importância da leitura no ensino superior”
1- Dominar a leitura e ser um leitor proficiente conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao conhecimento.
2- A ação docente deve pautar-se pelos quatro pilares da educação superior contemporânea, estabelecidos no relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, assim estabelecidos: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
3- Embora a leitura tenha muitos aspectos, lê-se por muitas razões como, por exemplo, para obter informações ou para entretenimento, nesse trabalho sua importância é dada por considera-la fundamentalmente como fonte de conhecimento indispensável para a formação acadêmica e, posteriormente, para o exercício profissional.
4- Os resultados obtidos das praticas empregadas parecem conduzir o aluno à reprodução e à memorização, não ocorrendo a aprendizagem significativa.
5- O professor tem um papel determinante na formação e no desenvolvimento das habilidades e competências que os alunos ainda não adquiriram. Deve criar situações para despertar a curiosidade, desenvolver a autonomia: deve, enfim, criar as condições necessárias para a formação de um leitor proficiente.
6- Formar um aluno que realize uma leitura proficiente e seja critico, supõe formar alguém, cuja compreensão da leitura ultrapasse a simples decodificação, alguém que construa um significado através dos elementos linguísticos e dos elementos implícitos no texto, que estabeleça relações com outros textos já lidos posicionando-se diante das ideias do autor.
7- O leitor, durante a leitura, utiliza-se do conhecimento que ele já tem, como conhecimento linguístico, o textual e o conhecimento de mundo para construir o significado do texto.
8- As estratégias metacognitivas são definidas como “operações (não Regras) realizadas com algum objetivo em mente, sobre as quais temos controle consciente, no sentido de