Interpretação de textos
TEMA: Teoria do Conhecimento e o Processo de Ensino e de Aprendizagem no PROEJA
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Dificuldades do Adulto em Aprender a ler e Escrever
JUSTIFICATIVA
Em observações práticas em sala de aulas, percebe-se que adultos mais idosos apresentam maiores dificuldades em compreender e assimilar os conteúdos ensinados seja em qualquer área do conhecimento, mas, principalmente, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento. Muitos alunos até conseguem decodificar o código escrito, isto é, as letras, mas não conseguem compreender esse código, interpretando e compreendendo o que estão lendo, sendo denominados “analfabetos funcionais”. Esta dificuldade é percebida durante a trajetória estudantil em todas as disciplinas. Não conseguem abstrair das letras o significado daquilo que estão lendo.
Para muitos de nossos alunos, a dificuldade vai muito mais além de ler, escrever e interpretar, quer não conseguem se quer se organizar com seu material em sala de aula.
OBJETIVO GERAL: Entender e compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos, especialmente os que apresentam idade mais avançada.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Auxiliar os professores em sua prática docente para minimizar e orientá-los na solução destas dificuldades.
REFERECIAL TEÓRICO
Não se tem como descrever sobre problemas de aprendizagem sem primeiro definir claramente alguns conceitos básico em educação. Vejamos:
JOVENS E ADULTOS: “tem-se como ponto de partida: “não são crianças” com todas as suas modalidades. Não são estudantes universitários, nem profissionais qualificados, não frequentam cursos de formação especializada e nem cursos especializados. Geralmente sãos migrantes procedentes de áreas rurais ou de cidades muito pobres sem qualificação com pouca e baixa instrução escolar, muitas vezes são analfabetos, passagem muito curta em escola institucionalizada, trabalham em ocupações não qualificadas desde a infância ou da juventude”. (Oliveira, 1999). Buscam a escola