Lendo e Compreendendo
Podemos dizer então que a leitura é um pouco ou muito complexa, dependendo do conteúdo e da maneira que as coisas são expressas no texto. Então para o total entendimento daquilo que é dito pelo emissor devemos adotar algumas táticas para alcançar nosso objetivo. O co-texto é um resumo disso.
Pode-se dizer que o co-texto são os métodos que utilizamos para extrair as informações da melhor maneira possível, tendo em vista que existem diferentes tipos de textos, e que cada um demanda uma postura diferente, uma das ferramentas que podemos utilizar é a análise.
Existem três tipos de análise de um texto. São elas:
Análise Textual: baseia-se numa interpretação rápida daquilo que está escrito, porém identificando aqueles que podem ser os pontos-chave para o entendimento do texto, a exemplo das citações, dados, figuras, termos em destaque etc.
Análise Temática: é uma análise um pouco mais profunda, onde devemos no questionar quanto ao tema e sua relevância, verificar se os fundamentos do autor são coerentes e qual seu posicionamento diante do assunto tratado.
Análise Interpretativa: é a mais profunda delas, representa a interpretação final do texto, levando em conta tudo que foi levantado durante todas as fases, o que permite nossa formação crítica quanto ao assunto e a razão pela qual se concorda ou não com os argumentos usados pelo autor.