Lendas
Como diz o ditado popular " quem conta um conto aumenta um ponto". As lendas desempenham uma função social, a de se tornar aprendizado, sobre os costumes enfim sobre a cultura de um povo.
É um erro comum pensar que Mitos, Fábulas, Contos e Lendas são a mesma coisa. Isso acontece porque não usamos nenhum deles como ferramentas de desenvolvimento, apenas como diversão e entretenimento para nos distraímos das tarefas do cotidiano e relaxar. Mas no estudo do seu Mito Pessoal, é muito importante conhecer estas diferenças para saber como interpretar o seu momento de vida de acordo com as características de cada modelo:
MITOS: O mito é uma forma de narrativa utilizada pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos esses componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimentos e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes. Exs: Mitos da Criação, Mitos Gregos, Rei Arthur, etc.
FÁBULAS: Narrativa fantástica e sobrenatural com fundo didático que tem como objetivo transmitir uma lição de moral (certo/errado). Caracteriza-se pela presença de animais que possuem características humanas e da natureza como símbolos do comportamento moral ou imoral (virtudes e defeitos) dos seres humanos. A proposta principal da fábula é a união de dois elementos: o lúdico e o pedagógico. Exs: Pedro e o Lobo, A roupa nova do Rei, etc.
CONTOS: Narração densa e breve de um episódio da vida, mais condensado do