MOTOR DE PASSO
CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA
MODULO III
ELETRÔNICA AVANÇADA
TRABALHO SOBRE
MOTOR DE PASSO
DENIS DIAS MARTINS
DIMAS DIAS MARTINS
GILSON R. R. LULHO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - JUNHO/2014
Introdução
Motores de passo (passo a passo)
Os motores de passos ou (passo a passo) são dispositivos mecânicos eletromagnéticos que podem ser controlados digitalmente através de um hardware específico ou através de software e também usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rotacionado em um ângulo exato.
São usados em larga escala em impressoras, plotters, scanners, drives de disquetes, discos rígidos etc.
Os motores de passo têm um número fixo de pólos magnéticos que determinam o número de passos por volta. Existem vários modelos de motores de passos disponíveis no mercado, os mais comuns têm entre 3 a 72 passos/volta, significando que levam de 3 a 72 passos para completar uma volta. Os motores de passo são classificados pelo torque que produzem. Para atingir todo o seu torque, suas bobinas devem receber toda a corrente marcada durante cada passo. Os seus controladores devem possuir circuitos reguladores de corrente para poderem fazer isto. A marcação de tensão (se houver) é praticamente sem utilidade.
O controle computadorizado de motores de passo é uma das formas mais versáteis de sistemas de posicionamento, particularmente quando digitalmente controlado como parte de um servo sistema.
O ponto forte de um motor de passo não é a sua força (torque), tampouco sua capacidade de desenvolver altas velocidades ao contrário da maioria dos outros motores elétricos mas sim a possibilidade de controlar seus movimentos de forma precisa.
O motor de passo foi inventado em 1936 por Marius Lavet.
Características
Inexistência de escovas – os motores de passo não possuem escovas.
Os comutadores e escovas dos motores convencionais são os componentes que apresentam a maioria das falhas e ainda